Quando COVID-19 começou a se espalhar pelo mundo no início de 2020, a maioria de nós estava despreparada para as formas como uma pandemia mundial impactaria todas as partes de nossas vidas – nossos empregos, negócios, relacionamentos e, claro, nossa saúde. Mesmo as pessoas que não adoeceram com o vírus ainda podem sentir profundo estresse emocional ao assistir a notícias sobre mortes relacionadas ao COVID ou ouvir histórias de sofrimento contadas por sobreviventes. Além disso, a incerteza sobre a melhor forma de se proteger e o isolamento de entes queridos podem contribuir para o medo crônico, estresse emocional e muita ansiedade.
É normal sentir-se ansioso quando confrontado com uma potencial ameaça, e esse instinto de medo é o que o motiva a se manter seguro em situações perigosas. Imagine se numa floresta um urso se aproximasse de você, certamente o seu instinto imediato seria de lutar ou fugir e esse tipo de reação seria instantânea e consequentemente o ajudaria a correr para um lugar seguro.
Ansiedade Sem Limite
Pesquisadores descobriram que simplesmente ouvir sobre um evento assustador pode desencadear a mesma ansiedade como se você realmente o tivesse vivenciado. Em um mundo em que é difícil ligar o computador, a televisão ou o rádio sem ouvir sobre o aumento do número de mortos e das taxas de infecção, não é de se admirar que muitas pessoas estejam sentindo emoções muito fortes como medo, tristeza e horror sem mesmo estar doente ou conhecer alguém que esteja.ue simplesmente ouvir sobre um evento assustador pode desencadear a mesma ansiedade como se você realmente o tivesse vivenciado.
Em um mundo em que é difícil ligar o computador, a televisão ou o rádio sem ouvir sobre o aumento do número de mortos e das taxas de infecção, não é de se admirar que muitas pessoas estejam sentindo emoções muito fortes como medo, tristeza e horror sem mesmo estar doente ou conhecer alguém que esteja.
É verdade que não há atualmente (em novembro de 2020) nenhum tratamento específico para COVID-19. Embora ouçamos muitas histórias sobre casos graves que requerem cuidados de suporte em um hospital, a realidade é que a maioria dos casos de COVID-19 são leves e podem ser tratados em casa com medicamentos de venda livre.
Pode ser útil lembrar-se desse fato com frequência e perceber que a grande mídia gera notícias com histórias mais sensacionais, não as mais comuns. Se sentir sintomas mais leves, consulte um profissional de saúde para ver se há medicamentos que você possa experimentar. Mais do que tudo, se acalme diante da experiência, descanse, durma bem, faça uma dieta rica em frutas e vegetais e pratique boas técnicas de controle do estresse. Tudo isso o ajudará a manter a saúde.
Isolamento Social
O isolamento social é um dos aspectos mais difíceis da pandemia para muitas pessoas. Nosso bem-estar depende de relacionamentos saudáveis com outras pessoas e, para muitos de nós, a falta de contato face a face pode levar a sentimentos de depressão e ansiedade. No entanto, você também pode ver esse momento como uma oportunidade para ser mais criativo na maneira como se mantém conectado.
Use programas de bate-papo com vídeo, envie mensagens de texto, faça um diário, escreva cartas e cartões postais antigos, converse ao telefone ou até mesmo tenha encontros socialmente distantes, como um encontro para tomar um bom café na garagem. Mesmo quando você não pode tocar ou estar fisicamente próximo, ainda é possível nutrir seus relacionamentos praticando boas habilidades de comunicação, como expressar gratidão, ser vulnerável e ouvir profundamente.
Uma das maiores perdas para alguns de nós é não poder ver nossos parentes idosos ou aqueles que adoeceram e que estão internados em instituições hospitalares. Sentimos sua solidão e isolamento intensamente, experimentamos uma grande sensação de impotência e nos preocupamos com o que pode acontecer com eles quando não pudermos estar lá. Nossos corações e mentes estão tentando se preparar para o que podemos perder, o que às vezes é chamado de “dor antecipada”. Podemos nos ajudar a lidar com a situação, fazendo tudo o que podemos para ajudar e manter contato com nossos entes queridos, ao mesmo tempo que reconhecemos e expressamos todos os nossos sentimentos em relação ao nosso luto, sendo gentis conosco e buscando apoio.
Impacto Econômico
O impacto econômico da pandemia COVID-19 foi devastador para muitos, desde pequenas empresas que foram forçadas a fechar até indivíduos que foram demitidos e incapazes de retornar ao trabalho. O impacto dessa perda pode ser muito doloroso. Perder o emprego é mais do que apenas um fardo financeiro, porque pode perturbar seu senso de propósito, amizades e comunidade, e senso de autoestima. Se você está experimentando esses efeitos, reconheça-os e ofereça-se alguma compaixão por como as coisas estão difíceis agora para todos.
Por isso, conectar-se ao momento presente e acalmar sua mente, também pode ajudá-lo a pensar com clareza sobre como proceder daqui para a frente. As técnicas de relaxamento podem ajudar muito a diminuir o estresse para que você possa manter o foco em encontrar os recursos disponíveis para ajudá-lo.
Vale lembrar que o seu instinto de medo pode ajudá-lo a se lembrar de usar uma máscara em público ou de lavar as mãos regularmente e usar álcool-gel. Mas se você estiver sendo pego pelos “e se”, talvez precise desenvolver estratégias para se acalmar ainda mais para poder mudar sua perspectiva.
Se você está sentindo uma ansiedade elevada, se preocupando muito com a pandemia, saiba que você não está sozinho, mas saiba também que existem alternativas que poderá seguir para começar a se sentir melhor.
Reduza seu Estresse!!
Pode ser benéfico você passar algum tempo todos os dias fazendo alguma atividade que reduza o estresse e que aumente o bem-estar, como exercícios físicos, caminhadas na natureza, dar um cochilo, cozinhar novas receitas e comer refeições saudáveis, assim como conectar-se com amigos mesmo que seja pelo computador e até mesmo buscar práticas espirituais.
As técnicas de relaxamento também são uma boa maneira de cultivar uma sensação de paz interior em um mundo que parece caótico. É um exercício que pode ser feito a qualquer momento que você sentir que está entrando em pânico. Hoje em dia existem muitos aplicativos gratuitos com técnicas de relaxamento que você poderá utilizar na busca de uma mente mais relaxada.
Desacelere a sua Mente!
Em primeiro lugar busque um lugar tranquilo em que você não seja importunado por ninguém ou pelo celular. Busque sentar-se de maneira bastante confortável numa cadeira ou poltrona. Inicie o exercício: Respire profundamente até sentir os seus pulmões inflarem, prenda a respiração por 7 segundos e em seguida faça uma expiração bem lenta, soltando o ar pela boca pouco a pouco. Repita uma série de 10 vezes. No momento em que estiver fazendo esse exercício, observe as sensações em seu corpo, sem pensar se estão certas ou erradas.
Desenvolver a atenção plena é uma técnica que pode ajudá-lo a reconhecer o que está causando seu estresse e fazer uma pausa antes de reagir. Por exemplo, se você estiver lendo uma notícia sobre novos casos de COVID-19 em sua cidade ou bairro, você pode começar a entrar em pânico sobre se é seguro ir ao supermercado, e como consequência se preocupar se não terá comida suficiente para sua família. Certo?
Diante dessa situação você poderá sentir tensão emocional que resvala para o seu corpo, atingindo os seus ombros, gerando calor na pele, mas lembre-se que você também poderá criar uma resposta mais saudável. Você pode notar seu medo e reagir a ele com uma terna autocompaixão, em vez de pânico. Dessa perspectiva mais calma, você verá que não há motivo para pânico. Usar uma máscara e praticar o distanciamento social irá mantê-lo seguro durante suas tarefas; e mesmo se você não pudesse visitar presencialmente uma loja, você pode encontrar uma solução alternativa, como solicitar a entrega de suas compras em casa.
Pergunte a si mesmo!
Outra técnica para momentos de ansiedade é fazer a si mesmo estas perguntas importantes: Existe uma ameaça imediata? Em caso afirmativo, o que posso fazer agora para me afastar do perigo?
OU
Estou simplesmente preocupado com o que pode acontecer? Sabendo que me preocupar não vai ajudar, o que posso fazer para me acalmar e cuidar de mim neste momento?
Saiba que enfrentar sua ansiedade com uma atitude amigável e neutra, como se você estivesse fazendo com um bom amigo, pode ajudá-lo a ver mais claramente a melhor maneira de proceder, se proteger e vivenciar esse momento da maneira mais saudável.