Será que os princípios budistas ajudam a prevenir ou até mesmo superar a depressão, uma das pandemias dos tempos modernos?
A Monja Coen, uma das maiores figuras budistas da América Latina, acredita que este livro pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas, já que o exemplifica de uma forma muito simples e prática. Para a Monja as reflexões e os ensinamentos de Buda são ajudas poderosas na superação de qualquer problema porque, se a dor é inevitável, o sofrimento é opcional.
Monja Coen nasceu em São Paulo, em 1947, com o nome Cláudia Dias Baptista de Souza. Foi mãe aos 17 anos, trabalhou como jornalista e teve uma juventude de excessos, chegando mesmo a tentar o suicídio.
Na década de 1980, nos EUA, começou a praticar regularmente budismo zen e fez os votos monásticos em 1983. No mesmo ano, entrou para o Mosteiro Feminino de Nagoya, no Japão, onde residiu durante oito anos e aprendeu muito do que hoje ensina. Mora no templo Tenzui Zenji, em São Paulo. Escreveu diversos livros, sendo este a sua estreia em Portugal.
No seu livro “O sofrimento é Opcional” encontramos nos cinco capítulos, temas sobre Buda e a depressão, sobre “as quatro nobre verdades”, sobre como superar a depressão e sorrir para a vida, sobre os oito aprendizados de uma grande pessoa e oferece sugestões “zen para viver bem”. A Monja conta também como superou a doença e uma tentativa de suicídio.
A depressão
A OMS (Organização Mundial de Saúde), no Dia Mundial da Saúde, lançou a campanha “Vamos Conversar”, inteiramente dedicada a conscientização sobre o estigma que ronda os pacientes com depressão. De acordo com a organização, atualmente mais de 320 milhões de pessoas sofrem da doença. No Brasil, 5,8% da população sofre com esse problema, que afeta 11,5 milhões de pessoas. Segundo a OMS, o Brasil é o país, com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando somente atrás dos EUA, que tem 5,9% de depressivos.
Ficha técnica
Título: O sofrimento é opcional- Como o zen budismo pode ajudar a lidar com a depressão
Editora: Bella Editora
ISBN: 978-85-64431-26-3
Número de páginas: 112