O que é Espiritualidade para Você?

O conceito de espiritualidade é amplo o que gera espaço para muitas e diferentes perspectivas. De uma forma simples e geral podemos compreender que a espiritualidade é um senso de conexão que temos com algo maior do que nós em nossa vida humana e que normalmente envolve uma busca por um significado na vida. É uma experiência humana universal – algo que toca a todos nós. As pessoas podem descrever uma experiência espiritual como algo sagrado, transcendente ou simplesmente como uma profunda sensação de interconexão.

Alguns podem descobrir que a sua vida espiritual está intimamente ligada à associação com uma igreja, um templo, uma mesquita ou sinagoga. Outros podem orar ou encontrar conforto em um relacionamento pessoal com um poder superior. Outros ainda buscam significado por meio de suas conexões com a natureza ou a arte. Assim como seu senso de propósito, sua definição pessoal de espiritualidade pode mudar ao longo da vida, adaptando-se às suas próprias experiências, evolução pessoal e relacionamentos.

Para muitos, a espiritualidade está ligada a grandes questões sobre a vida como:

  • As coisas na vida acontecem por algum motivo?
  • Qual é o significado do meu sofrimento?
  • Que pessoa sou eu?
  • Qual é a minha conexão com o mundo ao meu redor?
  • Por que isso aconteceu na minha vida?*
  • Como posso viver minha vida da melhor maneira possível?

Vejamos algumas definições sobre espiritualidade:

Christina Puchalski, MD, Diretora do Instituto George Washington para Espiritualidade e Saúde, afirma que espiritualidade é o aspecto da humanidade que se refere à maneira como os indivíduos buscam e expressam significado e propósito e a maneira como experimentam sua conexão com o momento, consigo mesmos, com os outros, com a natureza e com o significado do sagrado.”

De acordo com Mario Beauregard e Denyse O’Leary, pesquisadores e autores de The Spiritual Brain, espiritualidade significa qualquer experiência que leva o experimentador ao contato com o divino.”

As enfermeiras Ruth Beckmann Murray e Judith Proctor Zenter escrevem que “a dimensão espiritual tenta estar em harmonia com o universo, e se esforça por respostas sobre o infinito, e entra em foco quando a pessoa enfrenta perdas, estresse emocional, doença física ou morte”.

Existe relação entre religião e espiritualidade?

Embora a espiritualidade possa incorporar elementos de religião, geralmente é um conceito mais amplo. Religião e espiritualidade não são necessariamente a mesma coisa, nem são totalmente distintas uma da outra.

Espiritualidade X Saúde Emocional

Existem muitas práticas recomendadas para se cultivar a espiritualidade, e que são muito semelhantes às práticas recomendadas para melhorar o bem-estar emocional. Isso ocorre porque há uma conexão entre essas duas experiências, ou seja, o bem-estar emocional e o bem estar espiritual. Ambos influenciam um ao outro e se sobrepõem, assim como todos os aspectos do bem-estar.

A espiritualidade é uma dimensão humana que busca conexões significativas com algo maior do que nós, o que pode resultar em emoções positivas, como paz, gratidão, esperança, fé, resignação, contentamento. A saúde emocional significa cultivar um estado mental positivo, o que pode ampliar a nossa percepção em reconhecer e introjetar uma conexão com algo que transcenda nós.

Assim, as emoções e a espiritualidade são aparentemente distintas, mas na verdade são ligadas profundamente e conectadas uma com a outra.