Quando pensamos a respeito do perdão, fazemos imediatamente uma conexão de que se trata de um tema religioso e ligado às emoções negativas que ficam contidas na nossa subjetividade à respeito de alguém que nos prejudicou ou que nos machucou em nosso mundo interior.
Quem um dia nessa vida não foi ferido pelas ações ou pelas palavras de uma outra pessoa? Talvez um pai tenha constantemente criticado você enquanto crescia e se desenvolvia, quem sabe um colega sabotou o seu projeto ou o seu parceiro(a) te traiu? Talvez você tenha vivido uma experiência traumática, como ser abusado(a) física ou emocionalmente por alguém próximo. Sem dúvida alguma, essas são feridas que podem deixar sequelas graves no nosso mundo interno, na verdade em qualquer ser humano, que poderá ser marcado por sentimentos duradouros de raiva e de amargura – podendo mesmo chegar à vingança.
Mas, por outro lado, é muito bom saber que hoje as pesquisas científicas já nos mostram que o ato do perdão é fundamental para a nossa saúde física, mental e espiritual, assim como para o total bem-estar cotidiano. Vamos entender isso melhor…. a ciência comprova que muitas doenças em que somos acometidos são oriundas de mágoas, ressentimentos, raivas, decepções. Dessa maneira, a ciência também compreende que quando nos libertamos dessas emoções deletérias, nós somos agraciados com um sistema biológico/imunológico/mental mais equilibrado, e que consequentemente nos protege das doenças físicas e mentais.
Dessa maneira, se não desenvolvermos a prática do perdão, poderemos consequentemente pagar um preço bem alto, bem mais caro, justamente porque hoje as pesquisas científicas já demonstraram que o ressentimento, a mágoa e a raiva desenvolvem sérias doenças físicas como câncer, diabetes, AVC e enfarto. As doenças psicológicas podem ser transtornos de ansiedade, depressão, estresse pós-traumático, entre outras.
Ao abraçar o perdão em sua vida, você também pode abraçar a paz interior, o fortalecimento de seu sistema imunológico, a esperança, a gratidão e a alegria. Considere como o perdão pode levá-lo(a) ao caminho do bem-estar físico, emocional e espiritual. Perdoar não é uma tarefa fácil, todos nós sabemos disso, pois nos solicita misericórdia, empatia, compaixão, compreensão, altruísmo, resignação e resiliência. Todo mundo concorda com isso, não? Mas reflitam que a capacidade curativa que o “conceder o perdão à alguém” nos oferece, é uma experiência transformadora em nossas vidas. Não há paz interior sem perdão.
Veja as Características Importantes do Perdão:
2. O perdão não significa necessariamente reconciliação. Em última análise, você concede o perdão primeiramente por você mesmo, não necessariamente pela outra pessoa. Você têm consciência que a dor da ofensa pode permanecer como um espinho cavando o seu coração de maneira mais funda e apodrecendo os seus sentimentos. Se permanecer nesse lugar existencial, que é a sua subjetividade, os sentimentos mais pesados como ressentimento, raiva, sentimento de vingança e mágoa estarão no comando da sua vida como um todo. Quer um bom exemplo para se inspirar? Veja Nelson Mandela, que foi um revolucionário anti-apartheid, líder e ex-presidente da África do Sul, e que disse isso: “ressentimento é como beber veneno e depois esperar que ele mate inimigos”. Olha que frase lógica!!!! O ressentimento não deve ser abrigado dentro das paredes de seu corpo físico e mental, pois já foi demonstrado pela ciência que essa prisão emocional pode causar danos graves e deletérios, se permanecer como parte de sua psique por algum tempo ou por todo o tempo da sua vida. Liberte-se dessa toxicidade.
3. Perdoar não significa ir embora e admitir uma derrota. Em vez disso, oferece a oportunidade de reparar sua vida e de se libertar da escravidão da raiva e do ressentimento. Você pode seguir em frente na vida sem a bagagem de emoções prejudiciais e tóxicas.
4. O perdão não é algo que você faz em benefício de outra pessoa.Na verdade, o ato de perdoar um ofensor é um processo de autocura bastante pessoal e que requer profunda introspecção. Você pode aprender a aprender a oferecer o perdão. Existe nisso uma lição a ser aprendida? Sim! Como você quer que as coisas ruins mudem para coisas boas daqui para frente? Os desafios da vida são férteis para o crescimento emocional e espiritual.
5. O perdão pode ser aprendido através de exemplos. Você pode oferecer muita inspiração para seus transgressores. Nelson Mandela perdoou aqueles que prenderam seu povo e cometeram atrocidades horríveis na África do Sul. A Malala Yousafzai, ativista paquistanesa pela educação feminina, sobreviveu a uma tentativa de assassinato e perdoou seus agressores. Ambos receberam o Prêmio Nobel da Paz por seus trabalhos humanitários. É importante notar que eles são importantes referências para a nossa própria mudança, porque eles são a própria mudança dentro do paradigma humanitário.
Aqui está uma lista para ajudar a refletir sobre o que é o verdadeiro perdão (e não o que não é):
O perdão é:
- Paz
- Cura
- Um processo
- Uma escolha
- Nem sempre fácil
- Concessão assistencial
- Capacitação existencial
- Libertador
- Maturidade emocional e espiritual
O perdão não é:
- Fraqueza
- Esquecimento do que aconteceu
- Desejar que as coisas voltem ao que eram
- Liberar a pessoa da responsabilidade
- Dizer que confia instantaneamente em alguém (ou nunca) depois da ofensa recebida
- Tolerar o comportamento da outra pessoa.
A Falta de Perdão, Torna-se um Câncer em Nossa Alma
O autor e pastor, TD Jakes, diz: “A falta de perdão, torna-se um câncer em nossa alma”. Como o câncer, a falta de perdão de forma silenciosa e constante corrói diferentes partes de sua vida, incluindo até mesmo as coisas boas. Com o tempo, o fluxo natural é interrompido, e daí começa corroer a sua vida inteira, como os relacionamentos, o trabalho e a saúde e bem-estar em geral.
O corpo físico geralmente é o primeiro a sentir e expressar o peso do ressentimento com peso no peito, aumento ou ausêncio do apetite, o aperto na garganta. Seu estado mental geralmente reflete o do corpo, então tem potencial para um aumento na depressão, tristeza e ansiedade.
O perdão é um remédio para o corpo, mente e espírito. Há pesquisas que mostram também que o perdão eleva o humor , aumenta o otimismo, a esperança, a resiliência. As emoções negativas podem levar à problemas radicais oriundos de estresse emocional. A doença é experimentada, dizendo a todo momento que você não deve manter essa negatividade por dias, semanas ou meses. Em última análise, há muitos outros benefícios de se conceder o perdão à alguém:
- Aumento na felicidade
- Diminuição da tristeza, do sentimento de desamparo e depressão
- Saúde física e mental melhoradas
- Relacionamentos aprimorados
O Perdão Pode ser Cultivado
O perdão é uma habilidade que pode ser desenvolvida e portanto adquirida por cada um de nós. Se você estiver interessado em aprender sobre o processo de perdão, há muitos recursos disponíveis na internet. Você pode conferir os 7 Passos para o Perdão de Deepak Chopra para começar. Que tal?
Uma vida saudável e feliz requer que você esteja totalmente engajado. É preciso muita energia para ficar ressentido, zangado ou crítico e pessimista. Se você não perdoa, é você quem sofre com os seus próprios sentimentos.
Em vez de continuar entregando sua energia à alguém ou algo no passado e consequentemente sofrendo com isso, talvez seja hora de perdoar e usar essa ação para criar a vida que você deseja. Não há tempo melhor como o presente!