A expressão “basta ter fé, vai dar certo” é usada pelas pessoas para encorajar e confortar alguém que enfrenta problemas graves ou situações estressantes. Mas o que é exatamente a fé conforme a Psicologia? Seria basicamente esperança, positividade, crença e confiança no futuro, mas na Bíblia a fé é descrita de maneira espiritual.

A abordagem psicológica para a compreensão da fé oferece explicações em termos de determinantes psicológicos subjacentes como necessidades, desejos, tendências, etc.. Muitos relatos psicológicos diferentes foram apresentados ao longo dos anos, enfatizando diferentes determinantes e assumindo diferentes posições sobre se a fé é uma coisa boa ou não. Contudo, o que todos estes relatos têm em comum é que consideram a fé como um fenómeno natural, uma função da nossa natureza psicológica e, portanto, na verdade, são críticos da visão cristã da fé como um encontro sobrenatural.

O Psicológico da Fé por Freud

De todas as explicações psicológicas da fé apresentadas ao longo dos anos, a de Sigmund Freud, o psicanalista austríaco que escreveu principalmente durante as primeiras quatro décadas do século XX , é a mais influente.

Tal como acontece com os seus estudos de todos os outros fenómenos, Freud queria saber quais desejos, necessidades e conflitos estavam em jogo naquilo que os religiosos chamam de fé. Ele sempre se preocupou com os motivos conscientes e inconscientes dos indivíduos, que diferem de pessoa para pessoa, mas que também existem linhas de pensamento comuns entre eles. As ideias mais conhecidas de Freud sobre a fé centram-se no desejo do indivíduo em ter uma figura paterna protetora com quem possa se sentir identificado e protegido.

A Fé por Carl Jung

Carl Jung, foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço, fundador da psicologia analítica. Jung, por exemplo, fala muito positivamente da fé, mas segundo ele Deus é uma construção psicológica, refletindo uma imagem do nosso Eu. A sensação do numinoso, da admiração que podemos experimentar como estando em relação a Deus é, portanto, na verdade, o que sentimos quando encontramos as profundezas da nossa própria mente, que é poderosa e parece estar além do nosso controle.

A Fé Pelos Psicólogos Humanistas

Os psicólogos humanistas também (por exemplo, Fromm, Allport) tendem a considerar a fé de forma positiva, mas o que eles vêem como positivo não é uma relação com a realidade de um Deus transcendente e pessoal, mas uma certa postura psicológica (associada à abertura e à compaixão). em relação à ideia de Deus.

A abordagem popular nos últimos anos e defendida por psicólogos como Pargament, que considera a fé como uma expressão das inclinações “espirituais, mas não religiosas” da pessoa, encara a fé de forma semelhante. Outros aceitarão que a nossa visão de Deus é determinada pela nossa relação com as nossas figuras parentais, mas enfatizam que isto significa que se melhorarmos as nossas relações parentais, a nossa relação com Deus também melhorará. Eles não percebem como isso, na verdade, deixa pouco espaço para a presença real de Deus e seu próprio apelo para nós (mesmo que não desenvolvamos nosso relacionamento com nossos pais).

A Fé Religiosa Pelo Novo Testamento

No Novo Testamento, a palavra inglesa    é usada para traduzir a palavra grega  pistis. O Dicionário Expandido de Palavras Bíblicas do New Strong  diz: “Pistis  é usado para designar crença com a ideia predominante de confiança (ou segurança) seja em Deus ou em Cristo, brotando da fé no mesmo. ‘Fé’ significa confiança, confiança, segurança e crença” (p. 1315).

A Bíblia também define  pistis  em Hebreus 11:1: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”.

A fé é a substância ou certeza das coisas que esperamos, mas ainda não recebemos. A fé (confiança, crença, confiança) também é a nossa evidência daquilo que não é visto – as coisas espirituais invisíveis. A fé vem antes de uma oração ser respondida ou antes de um indivíduo receber o que solicitou de Deus. Se recebemos o que pedimos, então a fé não é necessária.

Um Exemplo do Novo Testamento

Um exemplo desta definição é encontrado em Mateus 9:27-30 , onde dois cegos foram até Jesus e pediram-lhe que os curasse. Jesus primeiro lhes perguntou: “Vocês acreditam que sou capaz de fazer isso?” e a resposta deles foi: “Sim, Senhor”. “Então Ele tocou seus olhos, dizendo: ‘Faça-se com vocês segundo a vossa fé’. E seus olhos foram abertos.”

A sua fé e segurança de que Jesus lhes poderia dar visão era a substância ou realidade que eles esperavam. Também lhes deu a evidência ou a confiança de que receberiam o que pediam. Eles acreditaram; isto é, eles tinham fé antecipada de que isso seria feito.

Um Exemplo de Fé do Antigo Testamento

Outro exemplo é o dos três amigos de Daniel que se recusaram a curvar-se diante da imagem de ouro do Rei Nabucodonosor. Aqueles que se recusaram a se curvar diante da imagem foram ameaçados de serem jogados vivos em um poço de fogo.

Os três jovens judeus (Sadraque, Mesaque e Abede-Nego) que se recusaram a curvar-se diante da imagem disseram ao Rei Nabucodonosor: “Se for esse o caso, o nosso Deus a quem servimos é capaz de nos livrar da fornalha de fogo ardente, e Ele nos livrará da tua mão, ó rei. Mas se não, saiba-te, ó rei, que não serviremos aos teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste” (Daniel 3:17-18).

Eles não sabiam de antemão como Deus os livraria da fornalha ardente, se naquele momento, salvando suas vidas físicas, ou mais tarde, na ressurreição. A sua fé ou confiança era a substância daquilo que esperavam e era a evidência daquilo que ainda não tinha sido visto ou recebido.

Sua fé ou confiança baseava-se no serviço a Deus e na obediência a Seus mandamentos. Eles acreditavam que Deus os libertaria porque obedeceram aos Seus mandamentos e não se curvaram para adorar quaisquer outros deuses.

Qual é a Diferença entre Fé e Crença?

Muitos no Cristianismo hoje usam as palavras  e crença de forma intercambiável. Mas existe uma diferença entre essas palavras na Bíblia? Geralmente são sinônimos e às vezes são traduzidos da mesma palavra grega. Na verdade, a única vez que a palavra crença aparece na Nova Versão King James da Bíblia, ela é traduzida de pistis, a palavra para fé (2 Tessalonicenses 2:13).

Mas a palavra acreditar pode ter um significado diferente. O apóstolo Tiago escreveu em sua epístola sobre o que chamou de fé morta. A fé morta é quando alguém acredita em Deus, mas não obedece aos Seus mandamentos.

Tiago escreveu: “Você acredita que existe um só Deus. Você faz bem. Até os demônios acreditam — e tremem! Mas você quer saber, ó homem tolo, que a fé sem obras é morta?” (Tiago 2:19-20, grifo nosso). Aqui acreditar é traduzido de uma palavra grega relacionada, pisteuo . Tiago contrasta a crença simples com a fé viva.