Pronto para começar?

Aqui estão dez maneiras de se tornar uma pessoa mais grata. 

  • Mude sua perspectiva. Se você tem dificuldade para pensar em algo pelo qual se sentir grato, coloque-se no lugar de alguém que está passando por infortúnios maiores do que os seus. Lembrar-se de um colega que tem uma condição física debilitante, por exemplo, inspirará gratidão por seu próprio corpo saudável, o que, de outra forma, você pode ter dado como certo.

 

  • Mantenha um diário de gratidão. Anote as pequenas coisas do seu dia que importaram para você, como os poucos minutos de silêncio que você teve no seu carro para o trabalho, ou o fato de que a tempestade desta tarde não inundou seu porão. Se você está tendo um dia particularmente difícil, pode olhar para trás, através das páginas de bênçãos acumuladas em sua vida.

 

  • Agradeça ao seu parceiro. Casais que expressam gratidão um pelo outro estabelecem um poderoso ciclo de feedback de intimidade e confiança, onde ambos os parceiros sentem que suas necessidades estão sendo atendidas.

 

  • Esfrie o temperamento com um rápido inventário de gratidão. Uma das maneiras mais rápidas de dissipar a energia de um clima tempestuoso é concentrar sua atenção no que é bom. Então, quando você estiver prestes a atacar alguém, reserve um momento para fazer um rápido inventário de cinco coisas pelas quais você é grato no momento. Pode ser sua boa saúde, ar puro ou até mesmo a recente mudança para uma conta de telefone celular mais barata – esses detalhes irão ajudá-lo a relaxar e evitar dizer algo de que se arrependeria mais tarde.

 

  • Agradeça a si mesmo. A gratidão nem sempre precisa estar focada no que outras pessoas fizeram por você! Certifique-se de agradecer a si mesmo pelos hábitos saudáveis que você cultivou em sua própria vida, como comer muitos vegetais ou dar a si mesmo tempo suficiente para descansar todas as noites.

 

  • Use a tecnologia para enviar três mensagens de gratidão por semana. Está preso ao seu telefone celular ou à internet por horas todos os dias? Aproveite o poder dessa tecnologia para enviar boas vibrações, como um texto ou comentário do Facebook, para dizer a seus amigos por que você os aprecia.

 

  • Aproveite os bons momentos. Se você perceber que está se sentindo feliz, pare o que estiver fazendo e preste atenção por alguns minutos. Observe exatamente como você se sente, incluindo as sensações em seu corpo e os pensamentos que está tendo. Mais tarde, quando estiver tentando inspirar gratidão, você pode se lembrar desse momento e experimentar os benefícios novamente.

 

  • Mesmo os desafios mais difíceis da vida trazem algum benefício – você só precisa procurar para encontrá-los. Estar doente atrai a compaixão de amigos. Cometer um erro ensina uma lição. Quando as coisas parecerem difíceis, pergunte-se: o que há de bom aqui?

 

  • Olhe para fora, não para dentro. Robert Emmons diz que as pessoas são mais propensas a se sentir gratas quando colocam seu foco nos outros, em vez de se envolverem em suas próprias narrativas internas sobre como as coisas deveriam ter acontecido. A empatia pelos outros pode desencadear um sentimento de gratidão, e as pessoas que têm um foco externo tendem a experimentar benefícios mais fortes.

 

  • Todos os dias, diga em voz alta três coisas boas que aconteceram. Esta pode ser uma atividade divertida para fazer com seus filhos quando você os acomoda ou ao redor da mesa de jantar com a família, mas também é extremamente poderoso para expressar gratidão em voz alta quando você está sozinho. 

 

Vamos começar?