O livro “Em busca de Sentido”, do psiquiatra austríaco Viktor Frankl, é um condensado de memórias e possuidor de uma psicologia poderosa e ao mesmo tempo uma meditação espiritual profunda sobre a sua experiência em vários campos de concentração, entre eles Auschwitz. O autor viveu de 1905 a1997, e detalha a busca de sentido no campo de concentração onde viveu toda provação ao longo da Segunda Guerra Mundial.
O autor nos faz refletir que quando já não somos capazes de mudar uma situação, somos desafiados a mudar nós mesmos. Paradoxalmente, foi em um momento de tragédia sem sentido e de total sofrimento que Frankl foi capaz de dar total sentido à experiência humana e de uma forma nunca antes articulada.
A pergunta que muitos podem fazer: como Frankl, confrontando-se com a própria morte e vendo a execução brutal de outros, conseguiu pensar dentro de um campo de concentração que a vida vale a pena viver?
RELATOS DE FRANKL
Em seus relatos, o que chama a atenção é a diferença com que cada um lidava com a situação: enquanto uns mostravam o pior lado, outros continuavam com a sua fé, tornando-se pessoas ainda melhores do que eram antes do campo. Os desafios pela sobrevivência eram colocados em prova todos os dias, e às vezes a morte era a única forma possível para se libertar de tanto sofrimento.
O futuro incerto e as dúvidas começavam a aparecer na mente de todos aqueles indivíduos. E todos com a seguinte pergunta em mente: vamos sobreviver? Esse sofrimento vale a pena? No entanto, havia outros, incluindo o próprio Frankl, que pensavam de outra forma, ou seja, se todo esse sofrimento não valer a pena, não vale a pena sobreviver.
Este é um livro que merece um lugar de destaque na sua estante.
Ficha Técnica:
ISBN: 9788532606266
Editora: Vozes
Dimensões: 14 x 21 cm
Páginas: 184
Idioma: Português