Muitas pessoas acreditam que para ser “espiritualizado” você precisa aderir a um modo de vida rigoroso. Se você está almejando alcançar a ascensão ou a iluminação, você precisa se comprometer totalmente e ser disciplinado nesse objetivo transcendente. Realmente ocorre a evolução espiritual por sermos indulgentes , mas o que é indulgência? Você sabe? Indulgência nos Eleva Espiritualmente
A indulgência é uma qualidade humana, é um dos sentimentos mais elevados espiritualmente falando, que pode ser desenvolvido por todos os seres humanos, e que todos deveriam conhecer, pois caracteriza-se pela compaixão que se demonstra pelo próximo e pelas suas imperfeições. Representa a bondade e a capacidade de ser tolerante perante as ações, atitudes e particularidades de cada indivíduo.
Vivemos em um mundo onde somos encorajados o tempo todo a sermos totalmente autoindulgentes mas totalmente desguarnecidos de indulgência para com o próximo. Somos também desencorajados na sociedade contemporânea a demonstrarmos autocontrole em todos os sentidos, por isso o caminho da indulgência torna-se contrário ns nossas ações. Dizem-nos “faça o que quiser fazer; seja feliz, você merece; Você deve isto a si mesmo.” Indulgência nos Eleva Espiritualmente
O termo indulgência vem do latim e tem origem na palavra indulgentia, que significa perdão para uma pena, perdão para uma falha, bondade. Em termos sociais, um indivíduo indulgente seria aquele que é capaz de agir com bondade e tolerância em relação às ações e particularidades de outros, além de perdoar as diferenças.
A indulgência está relacionada diretamente com a tolerância e clemência para com o outro. É uma das virtudes que exerce a postura compreensiva, que se adota perante as faltas e imperfeições do nosso próximo. Ser indulgente é saber relevar, perdoar e esquecer tudo que possa ser reprovável no comportamento dos nossos semelhantes.
Posso ser Indulgente para Comigo?
A autopiedade e os vícios são autoindulgências excessivas que podemos nos dar como prêmio de consolação. Certo? Vou explicar! Somos inundados todo dia pela mentalidade de que “mais é melhor”. Mas veja, há uma linha tênue entre a autoindulgência e o autocontrole. Não é mais interessante desenvolver dentro de nós o autocontrole, para que não precisemos buscar em nossa subjetividade a autoindulgência?
De acordo com a definição de autoindulgência, entendemos que é uma “gratificação excessiva ou desenfreada dos próprios erros, apetites, desejos ou caprichos”. Em contraste, a definição de autocontrole é “controle exercido sobre os nossos próprios impulsos, emoções ou desejos”.
Por outro lado, a indulgência vinda do coração em relação a uma outra pessoa que errou, que falhou, nos leva quando preciso, a esclarecê-la sem magoar ou ferir e compreendendo as suas deficiências, mas sem qualquer prurido de falsa superioridade. Indulgência nos Eleva Espiritualmente
Jesus condenava a maledicência, e para nos advertir disse:” Por que vês o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que tens no teu?” Para nos ensinar, utilizou a imagem do argueiro e da trave como pontos principais de Sua pregação. O argueiro é uma pequena partícula, um cisco, coisa sem importância, e, na alegoria , simboliza os defeitos que notamos na vida dos outros. Já a trave é uma grande viga de madeira usada em construções , que simboliza os erros que cometemos e as imperfeições de nossa alma.
Somente quando reconhecermos nossas “traves” ( isto é, perceber os vícios que limitam nossa marcha evolutiva ), é que poderemos ver com lucidez que, realmente, são elas as verdadeiras fontes de infelicidade, que nos distanciam da paz e da harmonia que tanto buscamos.
Ser indulgente é uma Conquista Espiritual!
Normalmente diante de fatos desagradáveis da vida, seja por chateações, aborrecimentos ou estresse, sempre julgamos, somos reativos e até maldosos. Esse é sempre o nosso primeiro impulso, ou seja, não raciocinamos nossas atitudes momentâneas e esse impulso geralmente pode ser equivocado e desastroso.
Sabermos olhar para o nosso próximo com ternura, é uma questão de consciência e muitas vezes de caridade. Quem é propenso a ser indulgente não aponta os defeitos do outro e nem conspira contra ele com a malevolência, assim como não dissemina falatórios e comentários que possam denegrir a imagem do seu colega de evolução.
Não julgue seu próximo com severidade, lembre- se que você não é Deus, não faça ao outro o que não gostaria que fizessem a você. Sem indulgência a vida perde seu significado e o ser humano torna-se agressivo, frio e extremamente severo.
Quando você pensa sobre sua vida, você diria que sua vida está sob controle hoje em dia?
Reflita:
Você está se entregando mais do que o normal à comida, gastos, tempo de tela, jogos, jogos de azar, compras, sexo, fofocas, álcool, drogas, falações vazias, críticas destrutivas às outras pessoas….etc.?
Você está descobrindo que está gastando horas fazendo essas coisas e que outras áreas de sua vida estão sofrendo?
Você gostaria que sua vida fosse mais equilibrada? Mesmo depois de se entregar a tudo isso de tão pernicioso, você já se pegou pensando…em reciclar a sua existência?
Você está ciente de por que você se volta para “coisas, hábitos nocivos?” Você está consciente do que está pensando e sentindo antes de se entregar? Você pode rotular o sentimento que está experimentando antes de recorrer ao seu “vício”? O que está impedindo você de se livrar de seu hábito negativo?
Viver uma vida de autocontrole é um processo existencial de lucidez, é uma escolha espiritual. Desenvolvemos isso ao longo do tempo, aprendendo através do que estamos fazendo e por que estamos fazendo.
Fazer perguntas como: o que estou tentando evitar? Que sentimento estou tentando anestesiar ou “automedicar”, nos ajuda a tornarmos conscientes e tolerarmos certos sentimentos desagradáveis, o que geralmente leva tempo. Tenha paciência, que é uma das mais lindas virtudes humanas.
Precisamos ser pacientes conosco, fazer parceria com um bom terapeuta ou amigo de confiança ajuda muito, e estar dispostos a descobrir a causa raiz de nossos comportamentos negativos é a chave necessária. Ao fazermos isso, podemos aprender a adotar novas estratégias para lidar com pensamentos e sentimentos desagradáveis e assim escolher alternativas mais saudáveis para nos sentirmos mais no controle de nossas vidas.
O autocontrole é em última análise uma excelente escolha. Escolher fazer o que deve ser feito mesmo quando os impulsos desenfreados querem te jogar para um lado mais negativo da vida, é manter as rédeas existenciais diante da impulsividade. Indulgência nos Eleva Espiritualmente
Pensar antes de agir e considerar as consequências dos nossos atos revela maior maturidade espiritual. Ao fazer isso, eliminamos a pressão interna e reconhecemos o quão humanos somos, mas que mesmo assim podemos evoluir nos transformando para melhor. Você já experimentou essa experiência?
Autocuidado X Autoindulgência
A autoindulgência é caracterizada por fazer ou tender a fazer exatamente o que se quer, especialmente quando isso envolve prazer ou ociosidade, ou falta de controle. É a solução rápida ou o prazer instantâneo. Coisas que são fáceis de fazer no momento, mas provavelmente não agregarão valor a você a longo prazo. Exemplos comuns de auto-indulgência incluem o seguinte:
- usar as redes sociais por tempos prolongados e sem pensar
- fazer uso de automedicação, comer ou beber demais
- assistir horas de TV irracionalmente
- extrapolar seu tempo e energia para coisas inúteis
- ficar acordado até tarde, e acordar muito tarde pela manhã
Durante esse mês, faça uma pausa, reflita sobre sua vida e as decisões que está tomando. Lembre-se de que somos todos um trabalho em andamento. Vamos embarcar nessa jornada juntos. Torne-se mais consciente das áreas de sua vida que exigem mais autocontrole e menos autoindulgência.
CARACTERÍSTICAS DE UMA PESSOA EVOLUÍDA
1. TEM um forte senso de identidade
Pessoas evoluídas têm um forte senso de si. Muitas pessoas passam a vida seguindo o que sua família, cultura e sociedade as condicionaram a acreditar sobre religião, espiritualidade, política, dinheiro, moralidade, vida, elas mesmas, etc. É preciso um espírito livre e coragem para explorar e viver a partir das próprias crenças e valores. Esses indivíduos não têm medo de questionar a autoridade, pensar criticamente e seguir sua felicidade.
2. VÊ além do mundo prático
Como as pessoas evoluídas têm um forte senso de si mesmas, elas não se acomodam. Elas nunca defenderiam se acomodar em um emprego, carreira, casamento, lugar para morar, etc., por causa da “segurança”. Pessoas evoluídas permanecem fiéis a si mesmas e seguem sua felicidade. Portanto, muitas não têm medo de trabalhar nas artes ou começar seu próprio negócio, ser solteiras e sem filhos, viver em um trailer ou se mudar para o outro lado do país, longe de sua família, para viver em sua cidade dos sonhos. No entanto, muitas pessoas evoluídas também vivem vidas convencionais. É sobre consciência e escolher a felicidade acima de tudo.
3. ASSUME a responsabilidade por suas vidas
Pessoas evoluídas não se veem como vítimas de outras pessoas, empregos, dinheiro ou circunstâncias da vida. Pessoas não evoluídas frequentemente reclamam constantemente sobre como suas vidas não seriam tão horríveis “se apenas X, Y e Z fossem diferentes”. Elas veem cada infortúnio como unicamente o produto do que outra pessoa fez a elas ou alguma circunstância que não deu certo. Pessoas evoluídas reconhecem que outras pessoas e circunstâncias externas são fatores, mas sabem que têm o poder de tornar suas vidas ótimas. Mesmo que não consigam escapar de uma situação, elas fazem o melhor que podem para mudar a forma como a veem. Indulgência nos Eleva Espiritualmente
4. AMA a paz
Muitas pessoas tóxicas que conheci são “viciadas em drama”. Elas prosperam em drama, trauma e caos. Caramba, eu costumava ser uma e ainda tenho que resistir à tentação de me entregar a drama barato às vezes. Muitas vezes, essas pessoas cresceram em lares e famílias onde o drama era uma parte regular da agenda, e viver em um estado de luta ou fuga era sua homeostase. Embora essas pessoas não pretendam causar danos, elas são emocionalmente exaustivas.
Pessoas saudáveis prosperam com o sucesso, a felicidade e a boa sorte das pessoas. Elas buscam pessoas e situações pacíficas. O melhor de tudo é que elas trazem paz às situações em vez de criar ou contribuir para o drama.
5. PRATICA o perdão e a compreensão
Praticar o perdão e a compreensão são as marcas registradas de uma pessoa de alta consciência. Todo mundo tem mágoas, decepções e traumas. No entanto, pessoas evoluídas não permanecem ressentidas por anos sobre seu término amargo, a traição de um amigo, a promoção que não conseguiram ou mesmo o abuso que sofreram quando crianças. Em vez disso, elas buscam se ajudar a fazer as pazes com o passado por meios como psicoterapia, grupos de autoajuda, religião/espiritualidade, diário, livros de exercícios, vida intencional, etc. A busca evoluída pelo lado positivo nas situações e como tudo funcionou para o seu bem maior. Elas são orientadas para o presente. Indulgência nos Eleva Espiritualmente
Além disso, uma pessoa evoluída não é crítica. Enquanto todos nós somos inclinados a julgar como seres humanos, pessoas evoluídas reconhecem mais frequentemente a humanidade dos outros e se abstêm de fofocas e críticas. Elas entendem que seus semelhantes estão todos em sua própria jornada. Em vez de focar nos outros, elas mantêm seus olhos em seu próprio caminho.
6. TRABALHA seu mundo interior
Pessoas evoluídas estão constantemente trabalhando em autoaperfeiçoamento. Elas sabem que nunca serão perfeitas ou terão todas as respostas. Elas estão sempre aprendendo nesta jornada da vida.
7. PRATICA gentileza com todos
No mundo dividido de hoje, ser gentil com todos é difícil. No entanto, as melhores pessoas tentam ser gentis com todas as pessoas diferentes. Pessoas de alta consciência veem todos como humanos primeiro. Elas sabem que estão interconectadas com toda a vida e podem ver além da religião, partido político, raça, status socioeconômico, orientação sexual, identidade de gênero, idioma, cultura, etc., na maioria das circunstâncias.
8. FAZ o melhor que pode
Deixe-me esclarecer: pessoas evoluídas NÃO são pessoas perfeitas. Elas nem sempre praticam o acima perfeitamente. Elas são seres humanos com dias ruins, humores, falhas, julgamentos, preconceitos, mágoas, gatilhos, etc. A chave é que pessoas evoluídas fazem o melhor para fazer as características acima e mais regularmente. Indulgência nos Eleva Espiritualmente