O Poder da Oração Em Sua Vida

A oração tem um significado muito pessoal decorrente da formação religiosa ou da prática espiritual de cada pessoa. Para alguns, a oração significa palavras sagradas específicas; para outros, pode ser uma conversa mais informal ou ouvir a Deus ou um poder superior.

A palavra “oração” vem do latim precarius, que significa “obtido por mendigar, para suplicar”. A oração está enraizada na crença de que existe um poder superior `a nós que pode influenciar a nossa vida. É o ato de elevar corações e mentes.

Não existe uma maneira definida de orar, mas incluem orações faladas, orações silenciosas e orações da mente, do coração e união com Deus. As orações podem ser dirigidas para pessoas específicas ou fatos e coisas. Podem ser também não dirigidas, sem nenhum foco específico em mente.

Como a oração pode beneficiar sua saúde e bem-estar?

A oração é importante no contexto da saúde, pois de acordo com o Dr. Wayne Jonas, “pesquisas indicam que quase 90% dos pacientes com doenças sérias oram pelo alívio de seu sofrimento ou doença”. Entre todas as formas de medicina complementar, a oração é a modalidade de cura mais amplamente praticada. Pesquisa conduzida pela Dra. Christina Puchalski, Diretora do Instituto George Washington para Espiritualidade e Saúde, a oração é o segundo método mais comum de controle da dor, depois da medicação oral para a dor. É também o método não medicamentoso mais comum de controle da dor.

As seguintes explicações são sobre como a oração ajuda a melhorar a saúde:
  • Resposta de relaxamento – a oração provoca a resposta de relaxamento, o que reduz a pressão arterial e outros fatores aumentados pelo estresse.
  • Controle secundário – a oração libera o controle para algo maior do que você mesmo, o que pode reduzir o estresse de estar no comando.
  • Resposta placebo – a oração pode aumentar as esperanças e expectativas de uma pessoa e, por sua vez, pode impactar positivamente a saúde.
  • Presença curadora – a oração pode trazer uma sensação de presença espiritual ou amorosa e alinhamento com Deus ou uma imersão em uma inconsciência universal.
  • Sentimentos positivos – a oração pode suscitar sentimentos de gratidão, compaixão, perdão e esperança, todos associados à cura e ao bem-estar.
  • Conexão mente-corpo-espírito – quando a oração eleva ou acalma, ela inibe a liberação de cortisol e outros hormônios, reduzindo assim o impacto negativo do estresse no sistema imunológico e promovendo a cura.
Tipos de orações:
  • Oração de intercessão – orando por outra pessoa
  • Oração de cura à distância – orando pela cura de alguém ou algo à distância
  • Oração de petição – pedindo algo a Deus ou a um poder superior
  • Oração de centramento – centrando-se em uma palavra ou frase por um mínimo de 20 minutos em silêncio, geralmente a fim de se abrir para o sagrado
  • Oração contemplativa – abertura à união com Deus ou o sagrado

Meditação – difere um pouco por religião. No Cristianismo, o objetivo da meditação geralmente é a união com Deus. No budismo, o objetivo é expandir a consciência e obter uma visão sobre a natureza do fenômeno passageiro. A meditação pode ser praticada sentando-se em silêncio (geralmente enquanto segue a respiração), fazendo movimentos intencionais ou usando a visualização, a imaginação ou um objeto ou mantra específico como foco.

Existem evidências dos benefícios da oração?

Não há uma resposta simples para a pergunta sobre os benefícios da oração, em grande parte porque a oração é parte de uma prática religiosa ou espiritual mais ampla para muitas pessoas. Conseqüentemente, quaisquer benefícios observados podem vir de qualquer aspecto de uma prática espiritual, incluindo a própria fé. Está bem documentado que esperança, crença e fé influenciam positivamente nos resultados de saúde. Um bom exemplo é o estudo de Murphy (2009) que examinou minuciosamente as crenças religiosas em pacientes clinicamente deprimidos,  onde descobriu-se que “a crença em um Deus preocupado pode melhorar muito a resposta ao tratamento médico”.

Além disso, alguns dos efeitos da oração podem ser devidos ao contexto mais amplo dentro do qual a oração ocorre, que geralmente é de compromisso religioso e apoio social.  Harold Koenig cita: “Um grande volume de pesquisas mostra que pessoas que são mais R / S [religiosas ou espirituais] têm melhor saúde mental e se adaptam mais rapidamente aos problemas de saúde em comparação com aquelas que são menos R / S. Esses possíveis benefícios para a saúde mental e o bem-estar têm consequências fisiológicas que afetam a saúde física, afetam o risco de doenças e influenciam a resposta ao tratamento. “

Oração e a resposta de relaxamento

Um estudo do Dr. Herbert Benson, especialista em medicina cardiovascular da Harvard Medical School, documentou os benefícios potenciais de cura das práticas espirituais, como oração e meditação, bem como hipnose e outras técnicas de relaxamento. Em seu livro Healing Words, Larry Dossey escreve que Benson demonstrou que o corpo responde a essas práticas com o que ele chama de resposta de relaxamento, que consiste em “uma redução da frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória; uma necessidade reduzida de oxigênio; menor produção de dióxido de carbono.” Com efeito, a resposta de relaxamento é o oposto da resposta de estresse e pode ser usada conscientemente para modular o impacto do estresse.

Onde posso encontrar um médico da alma?

Em um ambiente de saúde como em um hospital, existem conselheiros espirituais, incluindo capelão, rabino, padre, ministro e voluntário espiritual. Um profissional de saúde, se tiver experiência e habilidade na “presença de escuta”, também pode funcionar informalmente como um conselheiro espiritual, mas é mais sábio referir-se a um especialista se houver qualquer problema ou necessidade espiritual.

Os capelães trabalham no local do hospital e sua função é atender às necessidades espirituais dos pacientes no hospital. Eles podem vir de qualquer tradição religiosa e, portanto, podem ter uma grande variedade de treinamento e experiências. A maioria dos hospitais hoje exige que os capelães tenham credenciais qualificadas além de sua educação religiosa específica e / ou educação em nível de seminário.

Voluntários espirituais são treinados para ajudar a apoiar e nutrir a fé dos pacientes. Eles podem ou não estar associados a uma denominação particular, mas geralmente trabalham com pacientes de todas as religiões. Os voluntários espirituais são treinados para serem “presenças ouvintes” que ajudam as pessoas a aprofundar sua vida de fé.

Um voluntários espiritual pode trabalhar com um paciente ao lado de um capelão em um hospital e pode continuar com aquele paciente depois que ele tiver alta do hospital.Os pacientes também podem convidar seu próprio padre, ministro, rabino ou clérigo para atender às suas próprias necessidades espirituais.