Você Tem Propósito da vida?

O nosso propósito pode orientar as decisões na vida, influenciar o comportamento, definir metas, oferecer um senso de direção e criar significado. Para algumas pessoas, o propósito está ligado à vocação como por exemplo a execução de um trabalho significativo e gratificante. Para outros, seu propósito está em responsabilidades para com sua família ou amigos. Outros buscam significado por meio da espiritualidade ou crenças religiosas. Certamente podemos encontrar o nosso propósito expresso em todos esses aspectos da vida.

Sim, o que você identifica como seu caminho pode ser diferente para outras pessoas. Além do mais, o propósito pode mudar ao longo da sua existência em resposta às prioridades relacionadas `a sua evolução e até mesmo as flutuações de suas próprias experiências.

As perguntas que podem surgir quando você reflete sobre o seu propósito de vida são:

  • Quem sou eu?
  • Qual é o meu papel no mundo?
  • Onde eu pertenço?
  • Como posso ser útil ao maior número de pessoas?
  • Quando me sinto realizado?

Seu propósito de vida é a sua contribuição ao mundo!

Algumas pessoas hesitam em buscar o seu propósito de vida porque temem que isso possa parecer uma busca egoísta ou até mesmo interesseira. No entanto, o verdadeiro propósito é reconhecer os seus próprios dons e usá-los para contribuir com o mundo – sejam eles em tocar uma bela música para os outros desfrutarem, ajudar amigos a resolver problemas ou simplesmente levar desinteressadamente mais alegria para a vida das pessoas ao seu redor.

Richard Leider, um estudioso e especialista no tema “propósitos de vida” afirma que “o propósito genuíno aponta para o fim de uma relação com a vida egoísta “. Em outras palavras significa que quando seu propósito autêntico se torna claro, você poderá compartilhá-lo com o mundo inteiro.

Perguntas sobre o propósito de vida podem surgir a qualquer momento da vida, mas você pode perceber que elas são especialmente prevalentes durante os momentos de transição ou crise como por exemplo, uma perda pessoal, uma doença, uma perda financeira, uma mudança de carreira, um acidente. Sharon Daloz Parks chama esses eventos de “naufrágios da vida”.

A medida que as pessoas entram em uma fase diferente da vida, elas começam a se perguntar o que podem fazer para expandir positivamente as suas vivências. Pense que ter a flexibilidade para desenvolver e abrir caminhos para novas possibilidades emergirem, permite que nosso propósito de vida evolua e amadureça. Mas isso também pode provocar transições físicas, mentais, emocionais e espirituais e, às vezes, até um período caótico quando começamos a fazer novas perguntas.

Este é o segredo para uma vida plenamente viva, ou seja, todos nós podermos reformular nossas questões de vida repetidamente ao longo da nossa existência. Ao fazer isso, em diferentes estágios de nossas vidas, encontramos diferentes questões e consequentemente diferentes possibilidades e caminhos para a nossa jornada evolutiva.