Luto e dor  podem afetar a todos de maneira diferente. Alguns precisam estar perto de outros. Alguns se isolam. Alguns querem conversar. Alguns não querem falar nada. Seus esforços de envio de mensagens de texto ou telefonemas podem ser atendidos com silêncio ou pouco feedback e, muitas vezes, pode ser interpretado como “eles não querem meu apoio”. Mas a dor se move como rabiscos em uma página e enquanto um dia uma pessoa pode precisar ficar sozinha na segurança de seu próprio quarto escuro, outro dia ela pode precisar de alguém para estender a mão. Portanto, seja consistente. Verifique. Não desista e não leve para o lado pessoal se sentir que seus esforços foram rejeitados. Diga a eles: estou aqui, estou esperando e estou disposto a caminhar ao seu lado em sua dor. Pode ser exatamente o que Deus usa para lembrá-los de Sua presença no escuro.

Pratique compaixão e paciência.

Todos nós lidamos com nossas mágoas e decepções de maneiras únicas. Embora você possa não compreender totalmente a dor do seu amigo enlutado ou sua resposta emocional a ela, você pode escolher usá-la como uma oportunidade para praticar a compaixão e a paciência. A palavra compaixão significa “sofrer com” e como Jesus teve compaixão pelas multidões de pessoas feridas que encontrou (Mateus 20:34; Mateus 14:14; Marcos 8: 2; Mateus 9:36), nós também podemos entrar na dor do outro, escolhendo sentir o que ele sente, sendo gentil e paciente para poder assim agir em sua cura. A proposta é que ajamos como Cristo naquele momento.

Vivemos em um mundo cheio de todos os tipos de mágoas e ressentimentos. Todos nós sabemos o que é ter nossa dor agravada pelas palavras  de outra pessoa – é por isso que aprender a sentir a dor dos outros é uma prática tão importante para nós. Tornar-se faról de esperança e conforto na dor do “outro” é exatamente o que um mundo de coração está procurando e pode ser exatamente o que traz cura para as feridas mais profundas.

A neurociência revela que nosso cérebro não consegue lidar bem quando vê alguém que está sofrendo e, portanto, naturalmente tenderemos a dizer algo que oferecerá consolo, algo que acreditamos que equilibrará a pessoa em sua dor.

Pode ser um desafio saber o que dizer a uma pessoa com dor, mas existem algumas coisas que a maioria de nós pode concordar que não são úteis:

  1. Jamais dizer: Tudo acontece por uma razão

    Este velho ditado pode de fato ser verdade, mas em sua dor, as pessoas não precisam de um chavão para lavar sua dor.

    2. Jamais dizer: Deus precisava de um anjo

    Às vezes, procuramos tentar explicar a dor com teologia antibíblica e fantasiosa. Deus não precisa de anjos. As pessoas não se tornam anjos na morte.

    3. Jamais dizer: O tempo cura todas as feridas

    Embora o tempo possa trazer cura, algumas feridas, como a perda de um ente querido são crônicas. A cura pode vir, mas a dor pode ser sentida por toda a vida.

    4. Jamais dizer:  Pelo menos você ainda pode ter outro filho 

    Dizer  “Pelo menos”, busca minimizar a dor o mais rápido possível. Devemos permitir que as pessoas lamentem as perdas em seu tempo real.

    5. Jamais dizer: Você não deveria já ter superado isso ????

    O luto não tem calendário. Muito do modo como as pessoas reagem à sua mágoa está relacionado a traumas e dores do passado. A tristeza é algo que devemos aprender a superar e cada aprendizado é único.

 

          6. Jamais dizer: Você tem que seguir em frente!!!!

            Seguir em frente insinua que certas coisas não devem doer mais e portanto que deveríamos seguir no automático. Mas                          existem algumas dores das quais não podemos seguir  em frente antes de curá-las.

           7. Jamais dizer: Eu entendo o que você está passando……….

              Nenhum de nós pode realmente entender o que outra pessoa está passando e, com freqüência, este tipo de mensagem diz                  que estamos comparando nossa dor com a dela.

           8. Jamais dizer: Deus está no controle!!!!!!!!!

              Mesmo sendo verdade, as discussões sobre a soberania de Deus podem não ser úteis nas feridas cruas de outra pessoa.

            9. Jamais dizer: Você tem que ser forte!!!!!

              Muitas vezes, por forte, queremos dizer “visivelmente bem” e, sem saber, encorajamos os outros a engolir seus                                       verdadeiros sentimentos e pesares, em vez de expressá-los de maneira saudável.

            10. Jamais dizer: Só não pense nisso!!!!!

              Quando a vida de outra pessoa mudou, é quase impossível (e inútil) dizer a ela para simplesmente não pensar sobre isso.

              Então, o que você pode fazer pela pessoa que está sofrendo? Volte amanhã para ver a parte dois deste post.